Loading...

O papel da Nutrigenética no plano alimentar funcional

dna

Os pacientes que consultam o nutricionista buscam respostas e intervenções que exigem uma abordagem personalizada.

Alguns deles acusam uma série de distúrbios que não podem ser enquadrados numa doença manifesta. A tarefa do nutricionista é elaborar um plano alimentar funcional, que possa levar em consideração todas as informações que o paciente e o seu histórico médico colocam à disposição.

Hoje, contudo, existe um novo instrumento a serviço do profissional da nutrição: a análise nutrigenética.

Nos últimos dez anos, foram realizados enormes progressos no campo da genética aplicada à interação com o alimento, definindo a Nutrigenética como novo ramo das disciplinas ligadas à alimentação, a qual permite, através da análise de pontos específicos do DNA, obter muitas informações úteis para personalizar o plano alimentar.

dna desenho

É fundamental poder conhecer o metabolismo dos macronutrientes e todos os fatores que influenciam, do ponto de vista comportamental, a relação do paciente com o alimento, para otimizar o alcance e a manutenção do peso ideal.

Saber se uma pessoa tem predisposição para doenças metabólicas permite planejar um percurso preventivo eficaz.

As informações referentes à capacidade de absorção e de metabolização dos micronutrientes são fundamentais para que o profissional possa ativar intervenções específicas, quer através da dieta, quer através de uma suplementação ad hoc.

A identificação de predisposições a certas sensibilidades e intolerâncias alimentares e as informações referentes à capacidades endógenas antioxidantes e desintoxicantes permitem obter um quadro extremamente detalhado das características intrínsecas de cada pessoa.

maça

Esta notável quantidade de informações, graças aos recentes estudos realizados com o genoma humano e a um patrimônio de pesquisas internacionais em constante progresso, agora está à disposição de profissionais e constitui o futuro da nutrição.

Descubra o perfil genético com iGenesis.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*